A
Secretaria Municipal de Educação de Uauá realiza entre os dias 20,21 e 22 de fevereiro
de 2017, Jornada Pedagógica, a Jornada é um
momento em que profissionais da educação partilham ideias, ensinam e aprendem
na coletividade, com o propósito de promover o fortalecimento do processo
educativo, por meio da análise dos indicadores educacionais, dos valores e da cultura
das escolas. O tema escolhido esse ano foi “Educação com o pé no chão do Sertão” um
convite à comunidade escolar para evidenciar práticas educativas e o trabalho
desenvolvido com a leitura, na perspectiva das diversas linguagens e áreas do
conhecimento. As práticas que educam e a leitura abrem a discussão entre o
coletivo da unidade escolar na Jornada Pedagógica e devem ser consideradas ao
longo do ano letivo para a garantia do direito de aprender dos nossos
estudantes. O Evento acontecerá entre os dias 20,21 e 22 de fevereiro de
2017, na Associação Atlética Banco do Brasil, abertura a partir das 07:30 da
manhã para credenciamento dos participantes.sábado, 18 de fevereiro de 2017
Secretaria de Educação de Uauá realiza Jornada Pedagógica
A
Secretaria Municipal de Educação de Uauá realiza entre os dias 20,21 e 22 de fevereiro
de 2017, Jornada Pedagógica, a Jornada é um
momento em que profissionais da educação partilham ideias, ensinam e aprendem
na coletividade, com o propósito de promover o fortalecimento do processo
educativo, por meio da análise dos indicadores educacionais, dos valores e da cultura
das escolas. O tema escolhido esse ano foi “Educação com o pé no chão do Sertão” um
convite à comunidade escolar para evidenciar práticas educativas e o trabalho
desenvolvido com a leitura, na perspectiva das diversas linguagens e áreas do
conhecimento. As práticas que educam e a leitura abrem a discussão entre o
coletivo da unidade escolar na Jornada Pedagógica e devem ser consideradas ao
longo do ano letivo para a garantia do direito de aprender dos nossos
estudantes. O Evento acontecerá entre os dias 20,21 e 22 de fevereiro de
2017, na Associação Atlética Banco do Brasil, abertura a partir das 07:30 da
manhã para credenciamento dos participantes.quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017
O Trio do Povo está voltando, Prefeitura inicia construção do Trio Jangada
Ele é um das maiores marcas do carnaval de Uauá sem duvidas, atravessou o tempo e por várias gerações vem aparecendo ressurgindo de tempos em tempos, sua ultima aparição foi em 2012 há 4 anos atrás, um grupo de amigos se reuniu mesmo sem muito apoio e juntos colocaram na rua esse senhor que aparece de tempos em tempos para arrastar o povo nas ruas, o Jangada é arte pura, não tem formula exata é simplesmente arte que nasce, ressurge como uma Fenix a partir das mãos dos artistas Uauaenses, é fantástico ver o Trio tomando forma e a madeira se transformando em uma arma de alegria, participar da sua construção é algo incrível fazer parte desse movimento que surgiu a mais de 40 anos, bom ver ele de volta bom ver ele ressurgir e contagiar a todos que lhe seguirão durante o carnaval, o nosso município tem esse diferencial nossas festas são diferentes, é só um trio de madeira mas que tem alma, tem a cara da nossa música, a cara do nosso povo é algo exclusivamente nosso.
Os meus parabéns ao coordenador de Cultura Sidiones e sua equipe, e ao Prefeito Lindomar Dantas e o vice João Alves, por manter viva essa história que representa a nossa identidade cultural, somos isso e nada pior que um povo que não preserva e cuida da sua identidade cultural e Viva ao Trio Jangada. Mais uma vez relembrando Zé Guará um dos maiores foliões da história dos Carnavais “Não pode, parar! Não pode, parar! Não pode, parar!...
Viva ao Jangada O Trio do Povo e toda sua história!!!!
Por: Vitor Lobo
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017
Juiz suspende por liminar nomeação de Moreira Franco para ministro
O juiz Eduardo Rocha Penteado, da
Justiça Federal do Distrito Federal, acaba de suspender por liminar a nomeação
de Moreira Franco para a Secretaria-Geral da Presidência.
Na decisão, o juiz lembra que a
nomeação de Moreira Franco foi dias após a homologação da delação dos
executivos da Odebrecht.
Escreveu o juiz:
"É dos autos que Wellington
Moreira Franco foi mencionado, com conteúdo comprometedor, na delação da
Odebrecht no âmbito da Operação Lava Jato. É dos autos, também, que a sua
nomeação como Ministro de Estado ocorreu apenas três dias após a homologação
das delações, o que implicará na mudança de foro. Sendo assim, indícios
análogos aos que justificaram o afastamento determinado no Mandado de Segurança
nº 34.070/DF se fazem presentes no caso concreto."
Na decisão, o juiz cita a
jurisprudência existente com a decisão de Gilmar Mendes sobre Lula, impedindo o
petista de se tornar ministro de Dilma Rousseff.
"No Mandado de Segurança nº
34.070/DF, o Ministro Gilmar Mendes reconheceu que consubstancia desvio de finalidade
o ato do Presidente da República que nomeia Ministro de Estado com o propósito
de conferir a este foro por prerrogativa de função. Tratava-se, no caso, da
nomeação de Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de Chefe da Casa Civil, à
época realizado pela Ex-Presidente Dilma Rousseff", escreveu o juiz.
Globo
quarta-feira, 7 de dezembro de 2016
Uauá - Câmara deve votar projeto de Cargos e Salários dos servidores no próximo dia 14 de Dezembro
Depois de ter sofrido pressão por
parte dos servidores municipais nos últimos dias o prefeito Olimpo Cardoso
Filho, decidiu enviar a Câmara o projeto de cargos e salários dos servidores
municipais, o projeto de lei 023/2016 está tramitando desde 2013, mas só agora
foi possível chegar a Câmara de Vereadores, a oposição ao prefeito rebateu o
envio do projeto, para a oposição o pacote enviado a câmara é um pacote de
maldade para a próxima gestão, já vereadores da atual situação dizem que não, o
projeto é necessário embora ainda precise de ajuste.
O presidente do SINDSMU, Milton
Rodrigues de Souza, disse que o projeto precisa ser adequado a realidade, para
ele não basta votar o projeto para que na frente o próximo gestor não possa cumpri-lo,
é necessário saber o impacto que esse projeto vai provocar nas contas do município,
segundo o presidente o plano não contempla os Agentes de Saúde, que já
trabalhavam em um plano alternativo e exclusivo da classe. De acordo com Milton
apenas a Guarda Municipal tem Plano já elaborado com o impacto provocado pelo
plano, de acordo com o presidente a proposta foi pedida pela atual gestão e
demorou três meses para ficar pronta.
Para os vereadores de oposição o
Prefeito Olimpio Cardoso, está se vingando da futura administração porque teria
pedido a eleição, os Vereadores alegam que o Impacto do Plano não está no
Orçamento de 2017, o que irá provocar um desequilíbrio nas contas públicas. O
Vereador Deuilson afirmou que o projeto só foi adiante devido à insistência de
vários servidores públicos que vem pressionando a administração nos últimos dias.
Mesmo em meio a discursões acaloradas
os vereadores decidiram dispensar os prazos e trabalhar com o SINDSMU até a próxima
quarta-feira (14) de Dezembro, para resolver as distorções do projeto, quer irá
em votação, o projeto significa um avanço na administração pública municipal
pois cria um plano de cargos dando mais estabilidade aos servidores públicos do
município de Uauá.
Redação : Blog Agenda Politica
sábado, 3 de dezembro de 2016
Uauá - Vereador denuncia abandono do Hospital Municipal
O Vereador Deusdete Ferreiro o GUGU, denunciou na manhã deste sábado,
(03) o abandono do Hospital Municipal de Uauá, segundo o vereador o hospital se
encontrava sem médicos, para atender as emergências e os pacientes já
internados, o vereador disse que encontrou apenas 02 técnicos de enfermagem no
atendimento e a situação é de caous e irá acionar o Ministério Público.
“Infelizmente o nosso município está no estado de caos e o que nos
resta é pedir a Deus lhe que nenhum munícipe precise desse serviço essencial!
Pelo que podemos ver, a irresponsabilidade da atual gestão chegou ao limite
extremo que podíamos esperar, desta forma, estaremos buscando junto com as autoridades
competentes para que esse problema seja solucionado o mais urgente possível,
pois a população não pode pagar por isso”
O município de Uauá é administrado pelo prefeito Olimpio Cardoso Filho
(PDT), o seu grupo politico, teve mais de 5000 mil votos nas eleições
municipais 2016, mas não obteve a vitória nas urnas, desde então alguns
serviços deixaram de ser prestados pela administração, que alega contenção de
despesas para cumprir a lei de responsabilidade fiscal.
A população protestou nas redes sociais.
Redação: Blog Agenda Politica
segunda-feira, 21 de novembro de 2016
Uauá : Justiça determina que prefeitura restabeleça serviço de transporte escolar
A pedido do Ministério Público da Bahia (MPBA), a Justiça determinou que a Prefeitura de Uauá, no norte do Estado, restabeleça, no prazo de 48 horas, o serviço de transporte escolar a todos os alunos da rede pública municipal, por meio da empresa já contratada, Braços Fortes Transportes e Construções LTDA, ou através de outro meio lícito.
Segundo o promotor de Justiça Marcelo Cerqueira César, autor da ação civil pública contra a administração e a empresa contratada, a paralisação do transporte de alunos da rede pública municipal traz “indesejáveis reflexos nas atividades letivas, com incalculáveis prejuízos para os alunos regularmente matriculados na rede, em sua imensa maioria crianças e adolescentes”.
Marcelo Cerqueira destacou que a Braços Fortes celebrou contrato de prestação de serviços com o município e este não efetuou o pagamento pelo serviço prestado no mês de setembro, bem como 30% do mês de agosto, razão pela qual a empresa decidiu suspender o serviço de transporte que vinha sendo ofertado aos alunos. “No entanto, a inadimplência é inferior a 90 dias, razão pela qual não é razoável que a empresa suspenda seus serviços, ainda que confirmada a inadimplência, pois ao celebrar o contrato administrativo ela assumiu o papel de colaboradora da Administração Pública”, ressaltou.
(Com informações do MPBA / ChorrochoOnline)
sexta-feira, 18 de novembro de 2016
Raul Seixas e a Democracia
Em 1973, explodia um dos hinos da
carreira de Raul Seixas: metamorfose ambulante. Nesse mesmo ano, o mundo via, o
primeiro choque do Petróleo, e a reorganização das atividades produtivas,
passaram por uma verdadeira metamorfose, em virtude da nova matriz de custos.
Parece que Raul, sempre teve razão, o mundo tem se alterado em virtude de uma
série de fatores, entre eles o mais preponderante é a globalização, que
inexoravelmente nesse cenário de incerteza, prevalece aquele que não tem
opinião formada sobre nada, mas, aquele que, adapta-se rapidamente as
constantes mudanças, sejam elas na economia, política ou na sociedade. O mundo
tem passado por silenciosas metamorfoses, sobretudo na relações políticas. A
vitória desafiadora de Donald Trump é o principal viés da crise de
representatividade que vive a democracia. Em todas as partes do mundo, a
população anda cansada da classe política e isso abre espaço, para que
personagens como Trump que representa um liberalismo extremamente aflorado
ganhe cada vez mais espaço. Em 2002, Duda Mendonça na campanha para o
presidente Lula, cravou a seguinte tese: 1/3 dos eleitores estavam propensos a
votar em Lula, 1/3 não votariam e 1/3 não se sentiam representados por nenhum
candidato. Essa teória aplica-se em qualquer cidade do mundo, porém o que se
tem visto é que, 1/3 dos que não se sentem representados por nenhum candidato
tem crescido exponencialmente em todos os cantos do mundo, em virtude de
pensamentos políticos, que não possuem mais a capacidade de entender a
complexidade da sociedade. E o resultado disso é cada vez maior a crise de
representatividade da democracia. Aliado a isso, as eleições municipais
Brasileira, escancarou essa crise de representatividade, com grande volume de
votos nulos e ausências de eleitores. Atrelado a isso, o pensamento político
brasileiro, parou no tempo. Tanto a esquerda como a direita se distanciaram das
causas sociais porque justamente, seu viés ideológico não é mais capaz de
estabelecer um dialógo que envolva um elo entre discurso e prática. A eleição
municipal na capital do Rio de Janeiro, escancarou ainda mais essa lacuna e
distanciamento das bandeiras que define esse ordenamento político. Freixo, que
é um grande defensor das causas sociais dos mais pobre (Ou pelo menos está em
um partido que as defenda), foi sumariamente votado pelos mais ricos. Enquanto
isso no mundo, as novas demandas como o aborto, legalização das drogas e outros
movimentos ganha corpo e assume um caráter de indispensabilidade para o fortalecimento
das relações sociais e, entretanto, a nova safra política surgem com um viés
conservador, parecendo ir de encontro aos novos anseios da globalização. O fato
mais preponderante é que o mundo está cada vez mais complexo e traz a
necessidade urgênte de ser uma metamorfose ambulante do que ter aquela velha
opinião formada sobre tudo. O mundo muda toda hora e as pessoas que já tem
pontos de vistas estabelecidos sobre quaisquer assuntos, serão incapazes de
observar a rapidez e a grande dinâmica que as relações em todos os âmbitos têm
alterado os costumes, os valores e principalmente a necessidade de uma profunda
reflexão acerca da dimensão e dos desafios que nos serão impostos.
Leonardo Cordeiro - Economista













