Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Social

Flicker

Popular Posts

Video Of Day

Flicker Images

Flickr

Subscribe

domingo, 13 de novembro de 2016

Esquerda e Direta X Extrema Direita o fenômeno Bolsonaro



Nos últimos tempos vivemos um turbilhão de emoções, crise, impeachment, novo presidente, prisões de gente graúda políticos, doleiros, marqueteiros, donos de bancos e construtoras, o país vive um momento complicado da sua história politica. Embora tudo pareça muito novo para alguns, principalmente para as gerações mais novas, nada é tão novo assim, eu sou da década de 80, nasci no século passado, vi o presidente Collor cair com o impeachment e o seu tesoureiro ser assassinado, o helicóptero de Ulisses Guimarães cair e muita gente sumir sem explicações em uma queima de arquivo sem precedentes. Na politica alguém sempre perde a cabeça para que alguém se salve.

Nesse momento que mais me espanta são as coincidências, parte ou grande maioria dos que mandavam quando o Collor era presidente ainda estão em seus postos, políticos como José Sarney, Renan Calheiros, Michel Temer, José Serra, Aécio Neves entre outros nunca se afastaram do planalto, entra presidente e sai presidente e essas figuras continuam mandando muitas vezes mais que o próprio comandante em chefe. Já fui chamado de coxinha de mortadela, por algumas opiniões às vezes voltadas a uma tendência momentânea, mais sendo um ou outro no poder certas figuras nunca irão está fora dessa conjuração, sempre estarão entre os coxinhas e os mortadelas independente de quem esteja no poder.

Direita x Esquerda, no Brasil como em outras partes do mundo existe sempre uma polarização, essas ideologias “esquerda” e “direita” foram criadas durante as assembleias francesas do século 18. Nessa época, a burguesia procurava, com o apoio da população mais pobre, diminuir os poderes da nobreza e do clero. As camadas mais ricas não gostaram da participação das mais pobres, e preferiram não se misturar, sentando separadas, do lado direito. Por isso, o lado esquerdo foi associado à luta pelos direitos dos trabalhadores, e o direito ao conservadorismo e à elite.

No Brasil quem não quer ficar fora do poder mesmo que venha de uma tendência mais de esquerda ou mais de direita, decidi ficar em cima do muro, ou seja no chamado centrão, mas quem faz parte dele, de onde ele vem? Quais bases materiais o sustentam? Que interesses representam? Seria o “centrão” o que há de mais podre na política brasileira, uma representação do atraso, ou seria ele a própria expressão do que há de mais sólido e duradouro nos regimes políticos brasileiros que mesmo os partidos ditos “modernos” como PSDB por um lado e PT por outro, estão intimamente conectados? Esse estado de falta de perspectiva ou de uma mudança efetiva na politica uma vez que as figuras não mudam vem criando uma atmosfera de busca por um salvador da pátria, que não seja menos de esquerda o menos de direita e sim vá ao extremo.

Nos últimos tempos o mundo vem sentindo o avanço da extrema direita, a insatisfação popular tanto com a direita como a esquerda vem ressurgindo a extrema-direita (também conhecida como ultradireita ou direita radical) refere-se, dentro do conceito da existência de uma esquerda e direita, ao mais elevado grau de direitismo no espectro ideológico, preconceituoso, racista e fascista. Na Europa esse processo avançou nos últimos tempos e é ameaçador, nos Estados Unidos a eleição de TRUMP, é exemplo desse crescimento da Extrema Direita e no Brasil, a febre Bolsonaro parece crescer a cada dia, depois de 13 anos de PT, muitos escândalos de corrupção e a falta de uma oposição por parte do PSDB, o perigo é eminente, Bolsonaro cresce a olhos vistos, em quanto lideres do PT e do PSDB são hostilizados Bolsonaro é ovacionado em suas aparições, assim está criado o terreno fértil para Messias o Salvador da pátria defensor da honra e da segurança nacional como queriam os alemães da Alemanha nazista.

Aos jovens que querem mudanças na politica nacional é bom estudar um pouco da história, na linha do tempo o crescimento da extrema direita no mundo sempre está associado às guerras e aos maiores conflitos mundial da história. Na busca por mudanças devemos ser tolerantes tomar cuidado para não afundar ainda mais um sistema politico já complicado, salvadores da pátria não existem, mas políticos oportunistas que adoram nadar aproveitando a onda são muitos. A politica deve ser construída respeitando as classes, aos gêneros, as liberdades, não existem nações nem democracias que apenas os direitos de alguns sejam respeitados, não queremos mais ditadores só a garantia dos direitos contidos na constituição federal.


Agenda Politica : Por Vitor Lôbo
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário