Em sua
primeira aparição pública após o segundo turno das eleições municipais, o
ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (1º) que a
"desgraça de quem não gosta de política é ser governado" pela elite.
A declaração foi feita a uma plateia de estudantes na UFScar (Universidade
Federal de São Carlos), no interior de São Paulo.
"Cada
vez mais, em vez de negar a política, a gente tem que fazer política. Porque a
desgraça de quem não gosta de política é que é governado por quem gosta. E quem
gosta é sempre a minoria, é sempre a elite", disse Lula.
O
resultado do segundo turno das eleições municipais deste ano consolidaram uma
das maiores derrotas do PT desde sua fundação. O partido, que em 2012 havia
conquistado 638 prefeituras municipais, neste ano vai comandar apenas 254.
Entre as principais derrotas do partido neste ano
está a derrota em São Paulo, onde o prefeito Fernando Haddad (PT) não conseguiu
se reeleger e perdeu, ainda no primeiro turno, para o tucano João Doria Júnior.
A crítica de Lula à "não-política" acontece
em um momento em que diversas capitais elegeram prefeitos que se apresentaram
como "não-políticos".
Entre eles, estão João Doria e os prefeitos eleitos
de Belo Horizonte, Alexandre Kalil
(PHS), e de Porto Velho, Dr. Hildon (PSDB).
ANÁLISE: DESEMPREGO E
CORRUPÇÃO FAZEM PERIFERIA "DAR ADEUS AO PT"
Além da derrota na capital paulista, o PT também
foi derrotado no chamado "cinturão
vermelho" na Grande São Paulo, formado por municípios
como Santo André e Mauá, onde o partido mantinha certa hegemonia.
Em seu
discurso na UFScar, Lula voltou a criticar o tratamento recebido por ele da
imprensa e disse que os supostos ataques recebidos por ele são
"mentiras".
Lula
chegou a admitir que seu grupo político tem responsabilidade na crise econômica
enfrentada pelo Brasil. "Estamos numa crise agora, estamos. Temos
responsabilidades? Temos. Fizemos erros? Fizemos", afirmou Lula sem dizer,
em detalhes, a quais erros ele se referia.
Do UOL,
em Brasília








0 comentários:
Postar um comentário