Tecnologia do Blogger.

Social

Flicker

Popular Posts

Video Of Day

Flicker Images

Flickr

Subscribe


quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Uauá - Câmara deve votar projeto de Cargos e Salários dos servidores no próximo dia 14 de Dezembro


Depois de ter sofrido pressão por parte dos servidores municipais nos últimos dias o prefeito Olimpo Cardoso Filho, decidiu enviar a Câmara o projeto de cargos e salários dos servidores municipais, o projeto de lei 023/2016 está tramitando desde 2013, mas só agora foi possível chegar a Câmara de Vereadores, a oposição ao prefeito rebateu o envio do projeto, para a oposição o pacote enviado a câmara é um pacote de maldade para a próxima gestão, já vereadores da atual situação dizem que não, o projeto é necessário embora ainda precise de ajuste.

O presidente do SINDSMU, Milton Rodrigues de Souza, disse que o projeto precisa ser adequado a realidade, para ele não basta votar o projeto para que na frente o próximo gestor não possa cumpri-lo, é necessário saber o impacto que esse projeto vai provocar nas contas do município, segundo o presidente o plano não contempla os Agentes de Saúde, que já trabalhavam em um plano alternativo e exclusivo da classe. De acordo com Milton apenas a Guarda Municipal tem Plano já elaborado com o impacto provocado pelo plano, de acordo com o presidente a proposta foi pedida pela atual gestão e demorou três meses para ficar pronta.

Para os vereadores de oposição o Prefeito Olimpio Cardoso, está se vingando da futura administração porque teria pedido a eleição, os Vereadores alegam que o Impacto do Plano não está no Orçamento de 2017, o que irá provocar um desequilíbrio nas contas públicas. O Vereador Deuilson afirmou que o projeto só foi adiante devido à insistência de vários servidores públicos que vem pressionando a administração nos últimos dias.
Mesmo em meio a discursões acaloradas os vereadores decidiram dispensar os prazos e trabalhar com o SINDSMU até a próxima quarta-feira (14) de Dezembro, para resolver as distorções do projeto, quer irá em votação, o projeto significa um avanço na administração pública municipal pois cria um plano de cargos dando mais estabilidade aos servidores públicos do município de Uauá.



Redação : Blog Agenda Politica

sábado, 3 de dezembro de 2016

Uauá - Vereador denuncia abandono do Hospital Municipal


O Vereador Deusdete Ferreiro o GUGU, denunciou na manhã deste sábado, (03) o abandono do Hospital Municipal de Uauá, segundo o vereador o hospital se encontrava sem médicos, para atender as emergências e os pacientes já internados, o vereador disse que encontrou apenas 02 técnicos de enfermagem no atendimento e a situação é de caous e irá acionar o Ministério Público.

 “Infelizmente o nosso município está no estado de caos e o que nos resta é pedir a Deus lhe que nenhum munícipe precise desse serviço essencial! Pelo que podemos ver, a irresponsabilidade da atual gestão chegou ao limite extremo que podíamos esperar, desta forma, estaremos buscando junto com as autoridades competentes para que esse problema seja solucionado o mais urgente possível, pois a população não pode pagar por isso”


O município de Uauá é administrado pelo prefeito Olimpio Cardoso Filho (PDT), o seu grupo politico, teve mais de 5000 mil votos nas eleições municipais 2016, mas não obteve a vitória nas urnas, desde então alguns serviços deixaram de ser prestados pela administração, que alega contenção de despesas para cumprir a lei de responsabilidade fiscal.

A população protestou nas redes sociais.



Redação: Blog Agenda Politica

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Uauá : Justiça determina que prefeitura restabeleça serviço de transporte escolar

A pedido do Ministério Público da Bahia (MPBA), a Justiça determinou que a Prefeitura de Uauá, no norte do Estado, restabeleça, no prazo de 48 horas, o serviço de transporte escolar a todos os alunos da rede pública municipal, por meio da empresa já contratada, Braços Fortes Transportes e Construções LTDA, ou através de outro meio lícito.
Segundo o promotor de Justiça Marcelo Cerqueira César, autor da ação civil pública contra a administração e a empresa contratada, a paralisação do transporte de alunos da rede pública municipal traz “indesejáveis reflexos nas atividades letivas, com incalculáveis prejuízos para os alunos regularmente matriculados na rede, em sua imensa maioria crianças e adolescentes”.
Marcelo Cerqueira destacou que a Braços Fortes celebrou contrato de prestação de serviços com o município e este não efetuou o pagamento pelo serviço prestado no mês de setembro, bem como 30% do mês de agosto, razão pela qual a empresa decidiu suspender o serviço de transporte que vinha sendo ofertado aos alunos. “No entanto, a inadimplência é inferior a 90 dias, razão pela qual não é razoável que a empresa suspenda seus serviços, ainda que confirmada a inadimplência, pois ao celebrar o contrato administrativo ela assumiu o papel de colaboradora da Administração Pública”, ressaltou.

(Com informações do MPBA / ChorrochoOnline)


sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Raul Seixas e a Democracia


Em 1973, explodia um dos hinos da carreira de Raul Seixas: metamorfose ambulante. Nesse mesmo ano, o mundo via, o primeiro choque do Petróleo, e a reorganização das atividades produtivas, passaram por uma verdadeira metamorfose, em virtude da nova matriz de custos. Parece que Raul, sempre teve razão, o mundo tem se alterado em virtude de uma série de fatores, entre eles o mais preponderante é a globalização, que inexoravelmente nesse cenário de incerteza, prevalece aquele que não tem opinião formada sobre nada, mas, aquele que, adapta-se rapidamente as constantes mudanças, sejam elas na economia, política ou na sociedade. O mundo tem passado por silenciosas metamorfoses, sobretudo na relações políticas. A vitória desafiadora de Donald Trump é o principal viés da crise de representatividade que vive a democracia. Em todas as partes do mundo, a população anda cansada da classe política e isso abre espaço, para que personagens como Trump que representa um liberalismo extremamente aflorado ganhe cada vez mais espaço. Em 2002, Duda Mendonça na campanha para o presidente Lula, cravou a seguinte tese: 1/3 dos eleitores estavam propensos a votar em Lula, 1/3 não votariam e 1/3 não se sentiam representados por nenhum candidato. Essa teória aplica-se em qualquer cidade do mundo, porém o que se tem visto é que, 1/3 dos que não se sentem representados por nenhum candidato tem crescido exponencialmente em todos os cantos do mundo, em virtude de pensamentos políticos, que não possuem mais a capacidade de entender a complexidade da sociedade. E o resultado disso é cada vez maior a crise de representatividade da democracia. Aliado a isso, as eleições municipais Brasileira, escancarou essa crise de representatividade, com grande volume de votos nulos e ausências de eleitores. Atrelado a isso, o pensamento político brasileiro, parou no tempo. Tanto a esquerda como a direita se distanciaram das causas sociais porque justamente, seu viés ideológico não é mais capaz de estabelecer um dialógo que envolva um elo entre discurso e prática. A eleição municipal na capital do Rio de Janeiro, escancarou ainda mais essa lacuna e distanciamento das bandeiras que define esse ordenamento político. Freixo, que é um grande defensor das causas sociais dos mais pobre (Ou pelo menos está em um partido que as defenda), foi sumariamente votado pelos mais ricos. Enquanto isso no mundo, as novas demandas como o aborto, legalização das drogas e outros movimentos ganha corpo e assume um caráter de indispensabilidade para o fortalecimento das relações sociais e, entretanto, a nova safra política surgem com um viés conservador, parecendo ir de encontro aos novos anseios da globalização. O fato mais preponderante é que o mundo está cada vez mais complexo e traz a necessidade urgênte de ser uma metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. O mundo muda toda hora e as pessoas que já tem pontos de vistas estabelecidos sobre quaisquer assuntos, serão incapazes de observar a rapidez e a grande dinâmica que as relações em todos os âmbitos têm alterado os costumes, os valores e principalmente a necessidade de uma profunda reflexão acerca da dimensão e dos desafios que nos serão impostos.
 Leonardo Cordeiro - Economista

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Projeto Bioma Caatinga: Primeiros animais de fazenda assistida começam a ser abatidos


Há exatos seis meses do início do Segundo Ciclo do Projeto Bioma Caatinga, do SEBRAE e Fundação Banco do Brasil, em parceria com o Banco do Brasil e o Governo do Estado da Bahia e diversos outros parceiros, os resultados concretos começaram a aparecer. Foram abatidos esta semana no Abatedouro Campo do Gado em Juazeiro os primeiros 10 animais ovinos da Fazenda Icó, que fica na região de Itamotinga em Juazeiro-BA e é assistida pelo o Agente de Desenvolvimento Rural Sustentável (ADRS) Fernando Gomes. Propriedade assistida pelo o Bioma Caatinga e que se tornou em Fazenda Modelo do Projeto que tem o objetivo de melhorar o manejo da caprinovinocultura no Norte da Bahia e aprimorar o gerenciamento das propriedades e empresas que comercializam a carne de caprinos e ovinos.

Por isso o Instituto Fazenda Icó foi criado com o objetivo de difundir técnicas e tecnologias apropriadas às condições climáticas e socioeconômicas da região que sejam capazes de garantir aos caprinovinocultores a exploração racional da atividade. A Fazenda Icó conta hoje com um rebanho de 680 cabeças de caprinos e ovinos incluindo animais puros e mestiços das raças Anglonubiana e Dorper.


Os 10 carneiros abatidos esta semana não são de raças puras e o que chama atenção é o peso desses animais. Todos com até seis meses de vida chegaram a pesar em média 10,3 kg cada um. Peso que, que se fossem criados soltos na caatinga como geralmente se cria aqui na região, só alcançariam com pelo menos um ano de vida. Por serem animais jovens a carne é mais macia e mais saborosa.

Para o analista do SEBRAE e Coordenador Geral do Bioma Caatinga, Robério Araújo, apesar do tempo curto do projeto as ações estão acontecendo na velocidade esperada. "Estamos atingindo nossos objetivos graças as ações empreendedoras de muitos Agentes, Produtores, Empresas e Parceiros. Verdadeiramente nosso principal ativo são as pessoas e os seus envolvimentos no projeto" frisou Robério.

O que faz esses animais serem diferentes dos que são criados soltos na caatinga são os cuidados com vacinação e principalmente com alimentação e água desde o nascimento até o momento do abate. O momento mais importante desse processo está no manejo após o nascimento dos cabritos e borregos. Para garantir que o manejo alimentar desses animais seja desenvolvido conforme as recomendações técnicas estabeleceu-se o seguinte protocolo:   

Alimentação do Recém-nascido

Certificar-se que ao nascer a cria tenha mamado imediatamente o colostro. Se o cabritinho não tiver condições deverá ser ajudado. Se o problema for da cabra ou da ovelha outra deverá ser utilizada. Está previsto também o preparo do colostro artificial usando os seguintes ingredientes:
½ litro de leite (cabra ou de gado) + ½ litro de água (filtrada ou fervida) + 02 gemas de ovos (só a gema) + 01 colher de sopa de mel juntar e bater até ficar homogêneo. Recomenda-se ofertá-lo naturalmente três vezes até as primeiras seis horas e, até seis vezes, nas 12 horas seguintes.
Outro ponto importante nesse processo é fazer uso do Creep feeding, um cocho privativo onde apenas os borregos e cabritos se alimentam do nascimento até 60 dias, momento da apartação.

Passada a fase de colostro, logo nos primeiros dias de vida, garantir o acesso dos cabritos à alimentação volumosa e água de boa qualidade e de fácil acesso deverão estar sempre à disposição desses animais.
                                                                                                                         
A pós o desmame, os animais recebem suplementação de 200g de feno/cabeça/dia ou 1.0kg de silagem/cabeça/dia, ração de crescimento 200g/cabeça/dia e água limpa à vontade.

Animais em terminação em confinamento

O curral de confinamento foi dimensionado levando em consideração a área de 0,6 m2/cabeça. O volumoso deve é fornecido à vontade no coxo (forragem verde picada, feno, silagem)




Ascom COAPSERI/ Projeto Bioma Caatinga

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Radio Luz do Sertão solicita doação ao município de terreno para construção da sede própria



O presidente da Rádio Comunitária Luz do Sertão, Francisco Prolepses esteve na manhã desta quarta-feira (16), na Prefeitura municipal de Uauá para protocolar o pedido solicitando da doação de um terreno do município para a construção da sede própria da Rádio, a Rádio funciona nas dependências da casa paroquial de Uauá, que pertence a Igreja Católica, o pedido foi protocolado pelo Secretario de finanças do município Silvio Romero, com isso a Rádio da mais um passo importante, para realização de uma meta desejada há Anos pela diretoria da Emissora: A SEDE PRÓPRIA. O terreno fica localizado na entrada da cidade de domínio do município, em anexo a planta do terreno e a nota de utilidade pública da Emissora. O presidente havia pedido o apoio dos vereadores para apoiarem a doação, uma vez que é para o bem comum da comunidade.

Agenda Politica
Foto:Vitor Lobo

domingo, 13 de novembro de 2016

Esquerda e Direta X Extrema Direita o fenômeno Bolsonaro



Nos últimos tempos vivemos um turbilhão de emoções, crise, impeachment, novo presidente, prisões de gente graúda políticos, doleiros, marqueteiros, donos de bancos e construtoras, o país vive um momento complicado da sua história politica. Embora tudo pareça muito novo para alguns, principalmente para as gerações mais novas, nada é tão novo assim, eu sou da década de 80, nasci no século passado, vi o presidente Collor cair com o impeachment e o seu tesoureiro ser assassinado, o helicóptero de Ulisses Guimarães cair e muita gente sumir sem explicações em uma queima de arquivo sem precedentes. Na politica alguém sempre perde a cabeça para que alguém se salve.

Nesse momento que mais me espanta são as coincidências, parte ou grande maioria dos que mandavam quando o Collor era presidente ainda estão em seus postos, políticos como José Sarney, Renan Calheiros, Michel Temer, José Serra, Aécio Neves entre outros nunca se afastaram do planalto, entra presidente e sai presidente e essas figuras continuam mandando muitas vezes mais que o próprio comandante em chefe. Já fui chamado de coxinha de mortadela, por algumas opiniões às vezes voltadas a uma tendência momentânea, mais sendo um ou outro no poder certas figuras nunca irão está fora dessa conjuração, sempre estarão entre os coxinhas e os mortadelas independente de quem esteja no poder.

Direita x Esquerda, no Brasil como em outras partes do mundo existe sempre uma polarização, essas ideologias “esquerda” e “direita” foram criadas durante as assembleias francesas do século 18. Nessa época, a burguesia procurava, com o apoio da população mais pobre, diminuir os poderes da nobreza e do clero. As camadas mais ricas não gostaram da participação das mais pobres, e preferiram não se misturar, sentando separadas, do lado direito. Por isso, o lado esquerdo foi associado à luta pelos direitos dos trabalhadores, e o direito ao conservadorismo e à elite.

No Brasil quem não quer ficar fora do poder mesmo que venha de uma tendência mais de esquerda ou mais de direita, decidi ficar em cima do muro, ou seja no chamado centrão, mas quem faz parte dele, de onde ele vem? Quais bases materiais o sustentam? Que interesses representam? Seria o “centrão” o que há de mais podre na política brasileira, uma representação do atraso, ou seria ele a própria expressão do que há de mais sólido e duradouro nos regimes políticos brasileiros que mesmo os partidos ditos “modernos” como PSDB por um lado e PT por outro, estão intimamente conectados? Esse estado de falta de perspectiva ou de uma mudança efetiva na politica uma vez que as figuras não mudam vem criando uma atmosfera de busca por um salvador da pátria, que não seja menos de esquerda o menos de direita e sim vá ao extremo.

Nos últimos tempos o mundo vem sentindo o avanço da extrema direita, a insatisfação popular tanto com a direita como a esquerda vem ressurgindo a extrema-direita (também conhecida como ultradireita ou direita radical) refere-se, dentro do conceito da existência de uma esquerda e direita, ao mais elevado grau de direitismo no espectro ideológico, preconceituoso, racista e fascista. Na Europa esse processo avançou nos últimos tempos e é ameaçador, nos Estados Unidos a eleição de TRUMP, é exemplo desse crescimento da Extrema Direita e no Brasil, a febre Bolsonaro parece crescer a cada dia, depois de 13 anos de PT, muitos escândalos de corrupção e a falta de uma oposição por parte do PSDB, o perigo é eminente, Bolsonaro cresce a olhos vistos, em quanto lideres do PT e do PSDB são hostilizados Bolsonaro é ovacionado em suas aparições, assim está criado o terreno fértil para Messias o Salvador da pátria defensor da honra e da segurança nacional como queriam os alemães da Alemanha nazista.

Aos jovens que querem mudanças na politica nacional é bom estudar um pouco da história, na linha do tempo o crescimento da extrema direita no mundo sempre está associado às guerras e aos maiores conflitos mundial da história. Na busca por mudanças devemos ser tolerantes tomar cuidado para não afundar ainda mais um sistema politico já complicado, salvadores da pátria não existem, mas políticos oportunistas que adoram nadar aproveitando a onda são muitos. A politica deve ser construída respeitando as classes, aos gêneros, as liberdades, não existem nações nem democracias que apenas os direitos de alguns sejam respeitados, não queremos mais ditadores só a garantia dos direitos contidos na constituição federal.


Agenda Politica : Por Vitor Lôbo

sábado, 12 de novembro de 2016

Prefeitos eleitos e reeleitos na Bahia se reúnem na quarta-feira em Salvador

Prefeitos eleitos e reeleitos na Bahia se reúnem nessa quarta-feira no centro de convenções do Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, para participar do Encontro de Orientação organizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios sobre o processo de transmissão de cargo e início de mandato dos novos dirigentes municipais que foram eleitos na disputa eleitoral. Mais de 800 administradores municipais, entre prefeitos eleitos, reeleitos, ou em fim de mandato, vereadores e secretários das 417 prefeituras da Bahia já se inscreveram para o encontro.

Para a abertura do evento, o presidente do TCM, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, convidou o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, conselheiro Valdecir Pascoal – que também preside a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) – que fará uma palestra sobre "Os desafios da gestão municipal em tempos de crise".

"Este será o primeiro de uma série de encontros que iremos promover com os novos prefeitos – disse o conselheiro Francisco Andrade Netto – para que compreendam bem a função constitucional dos órgãos de controle externo, que não é apenas fiscalizar, mas também qualificar a administração pública. Queremos auxiliar os prefeitos de modo a que possam atender os anseios da população, que deseja educação de qualidade, serviços de saúde eficientes e a melhor prestação de serviço possível dos órgãos municipais. Além, é claro, de absoluta correção na aplicação dos recursos públicos".
No encontro será distribuída uma cartilha com orientações básicas sobre providências administrativas e exigências legais que devem ser respeitadas no processo de transmissão de cargo para evitar prejuízo para o erário e mesmo a interrupção da prestação de serviço por parte das prefeituras aos cidadãos. "Isto é importante, até para que, quando da análise das contas, os novos prefeitos não aleguem desinformação por eventual falha passível de punição", disse.

Segundo o presidente do TCM, o objetivo também é incentivar a transparência na administração, de modo que os cidadãos possam exercer o devido controle social sobre os gastos e ações dos dirigentes públicos. "E claro, vamos advertir que os órgãos de controle externo, e em especial o TCM, vão estar alertas para evitar quaisquer desvios ou desperdício no uso dos recursos públicos. Assim como estaremos atentos ao fiel cumprimento da legislação pertinente, especialmente a Lei de Responsabilidade Fiscal, que é uma conquista dos brasileiros", disse.

Na pauta do encontro se discutirá "A responsabilidade do gestor público municipal", com o assessor jurídico do TCM, Alessandro Macedo;"Aspectos procedimentais relevantes para a transmissão do cargo", tema que será apresentado pelo conselheiro substituto Ronaldo Sant'Anna; "Consequências e penalidades na inobservância dos procedimentos de transição", pelo procurador Danilo Diamantino Gomes, do Ministério Público de Contas; "Aquisição e contratações públicas no período de transição do mandato", com a assessora jurídica do TCM Maria da Conceição Castelluci; "Equilíbrio fiscal e transparência", com o diretor adjunto da DAM, auditor Antônio Dourado Vasconcelos; "Os sistemas SIGA e e-TCM", apresentado pelo diretor de Tecnologia da Informação, Pedro Vieira e o diretor de Controle Externo, Josival Cristo; e "A importância da Lei Geral das ME,EPP e MEI para o desenvolvimento econômico do município, com Madalena Seixas, do Sebrae.
Data: 16.11.2016 (quarta-feira)
Horário: 08h às 18h
Local: Fiesta Bahia Hotel


Fonte: TCM

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

APLB Uauá realiza paralização no dia de Mobilização contra a PEC 241/55


A APLB Uauá realizou nesta sexta-feira (11), um ato contra PEC 241 / 55, o movimento faz parte da mobilização nacional manifestantes fizeram atos em pelo menos 18 estados e no Distrito Federal contra a proposta de emenda constitucional (PEC) que limita os gastos públicos. Há registro de mobilização em: AC, AL, AM, BA, DF, ES, GO, MG, MS, MT, PA, PE, PR, RJ, RS, RN, SC, SP e TO.
Motoristas de empresas de ônibus paralisaram suas atividades, e manifestantes fecharam avenidas e estradas. Em alguns estados, como a Bahia, bancários e professores também aderiram.

O Lider do movimento em Uauá – Proleps se manifestou nas redes sociais

“No dia de Mobilização contra a PEC 241/55. " Precisamos agir de forma paritária, dois pesos duas medidas. Vamos cortar as mordomias e estancar a Sangria dos poderes, Cortar na Carne. Tenho certeza que faremos uma boa economia. Por quê não??"


Redação : Agenda Politica

MP manda Prefeito de Jaguarari iniciar a transição de governo

O Ministério Público Estadual (MP-BA) recomendou que o atual prefeito de Jaguarari, no Piemonte Norte do Itapicuru, Antônio Nascimento (PT), componha a comissão de transição com vistas à nova gestão da cidade. A partir de janeiro de 2017, assume a prefeitura local Everton Carvalho Rocha (PSDB), eleito em outubro passado. 

Conforme recomendação, publicada nesta sexta-feira (11) no Diário da Justiça Eletrônico, o motivo tem a ver com a garantia da normalidade dos atos de gestão municipal, como a manutenção de servidores, a regularidade da prestação de serviços públicos, principalmente os essenciais, como saúde, educação e limpeza pública, além de manter em funcionamento os projetos já iniciados, sem a substituição deles por outros sem justificativa, entre outros itens. A posição do MP-BA foi tomada pelo Promotor de Justiça Jair Antonio Silva de Lima.

AgendaPolitica
por Francis Juliano / Cláudia Cardozo

Flávio Leandro faz campanha pela realização do livro, "meiopoemabasta" do poeta Zecalu


O Poeta Pernambucano Flávio Leandro, entrou na campanha pelo o livro "meiopoemabasta" do poeta Zecalu, o poeta Uauaense, José Luiz Guimarães Elpídio, o Zecalu, está em campanha para lançar o seu primeiro trabalho "meio poema basta" é a idealização de um livro com poemas, em formato curto, associados a imagens, um dos estilos do seu trabalho com poesia, o qual ele difunde por via das redes sociais. 
Poema curto, na verdade, são aqueles que tanto podem ter uma identidade formal, a exemplo dos haicais, que obedecem o formato de três versos, como identidade formal nenhuma e assim serem intitulados por transmitirem uma mensagem de forma rápida, em poucos versos. 
O que se pretende com "meio poema basta" é mostrar que a poesia, mesmo em poucas palavras, pode nos dizer muita coisa e, quando associada a alguma imagem, ganhar uma dimensão ainda maior de efeito reflexivo, o que o poeta Zecalu entende que seja a principal função poética: fazer pensar, refletir de alguma forma.


Projeto Bioma caatinga articula emissão de documentos de propriedades rurais no distrito de Pinhões em Juazeiro-Ba

Cerca de 120 produtores e produtoras rurais de Pinhões, distrito de Juazeiro-BA, conseguiram emissão de documentos de suas propriedades durante um evento realizado na comunidade esta semana. Idealizado e coordenado pelo o Agente de Desenvolvimento Rural Sustentável (ADRS) José Fagundes Neto, do Projeto Bioma Caatinga, o acontecimento se deu na escola Raimundo Clementino de Souza. 
Através de uma parceria com o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Juazeiro - STR, Coordenação de Desenvolvimento Agrário da Bahia – CDA e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, em apenas um dia, foram emitidas 50 Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), que é um documento que identifica o produtor familiar e é necessário para que esse agricultor possa participar das políticas públicas para a agricultura familiar, como financiamento da habitação rural e Programa de Aquisição de Alimentos do governo.
Também foram feitos 31 contratos de parcerias, 5 contratos de compra e venda, 12 entradas de cadastramento no INCRA e outras 12 entradas de regularização do Imposto Territorial Rural, o ITR. Para o Agente de Desenvolvimento Rural Sustentável e coordenador do evento, José Fagundes Neto, esse é um legado para a vida toda. “Foi um evento que contou com órgãos importantes que emitem documentação de terras na região, então em ver filhos de produtores e sucessores rurais que não tinha a documentação da terra e ter a partir de hoje, desperta nos jovens a vontade de se manter aqui na roça e não ir morar na cidade” afirmou Neto. 
E ele acrescentou: “O que estimula a gente a fazer um trabalho desses é ver no olho do produtor a satisfação dele em ter o documento da sua terra na mão. Coisa que ele nunca teve a oportunidade de ter depois de tantos anos de trabalho duro” concluiu Neto. José Fagundes Neto é um dos 40 Agentes de Desenvolvimento Rural Sustentável contratados pelo o Projeto Bioma Caatinga, do SEBRAE e Fundação Banco do Brasil em parceria com o Banco do Brasil, Governo da Bahia e outros parceiros, que prestam assistência técnica e gerencial a produtores de caprinos e ovinos e empresas urbanas dos municípios de Juazeiro, Remanso, Casa Nova, Curaçá e Uauá.


Por Josenaldo Rodrigues - COAPSERI/ BIOMA CAATINGA

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Prefeito eleito de Uauá participa do seminário novos gestores em Brasília

Evento é uma oportunidade de transferir conhecimento aos novos gestores.

O Prefeito eleito de Uauá, Lindomar Dantas (PcdoB) está participando em Brasília nesta quinta-feira (10), do Seminário Novos Gestores da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o seminário está sendo realizado por região e de 9 a 11 de novembro é a vez da região nordeste. 
Os prefeitos de primeira viagem se mostram empolgados e veem no evento uma oportunidade de aprender.
Lindomar escreveu em seu perfil no Facebook:
“Um mandato em perspectiva
Entender a realidade e planejar a gestão
Para defender os interesses de Uauá/BA.
Em tempos difíceis para o pacto federativo e as pautas do municipalismo brasileiro, CNM convoca prefeitos e prefeitas para debater as problemáticas que afetam os municipios e nos obrigam a definir estratégias capazes de salvaguardar interesses públicos nas diferentes realidades onde nosso povo vive e busca investimentos (que hoje correm sérios riscos de suspensão por 20 anos, PEC 241).
Frente ao 'caos' político-administrativo
Sobriedade, técnica e responsabilidade.
Forte abraço, 
Conterrâneos e amigos!!! ’’



A importância da atuação do movimento municipalista no Congresso Nacional e o impacto disso nos governos locais também recebeu destaque durante a ampla programação dos encontros. Esclarecimentos sobre leis vigentes, como a que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a que trata da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), movimentaram a plateia, que teve a oportunidade de fazer perguntas.
O tema desta quarta edição do seminário é Ponto de Partida para uma Gestão de Qualidade. “Vocês não imaginam a crise que vão enfrentar nesses quatro anos. Vamos alertar, vamos mostrar a realidade de forma transparente, sem panos quentes”, avisa Ziulkoski.

Assim como ocorreu nas outras edições, os especialistas da Confederação estarão disponíveis nas instalações do evento para atender os participantes, que assumirão os cargos em janeiro do ano que vem. A Feira do Conhecimento, com a presença de parceiros e apoiadores, também estará em funcionamento durante todos os dias da programação, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília/DF.
Agenda Política - Com informações da Ascom CNM


terça-feira, 8 de novembro de 2016

Zecalu "meio poema basta" Poeta faz campanha para lançar seu primeiro livro


O Poeta Uauaense, José Luiz Guimarães Elpídio, o Zecalu, está em campanha para lançar o seu primeiro trabalho "meio poema basta" é a idealização de um livro com poemas, em formato curto, associados a imagens, um dos estilos do seu trabalho com poesia, o qual ele difunde por via das redes sociais.
Poema curto, na verdade, são aqueles que tanto podem ter uma identidade formal, a exemplo dos haicais, que obedecem o formato de três versos, como identidade formal nenhuma e assim serem intitulados por transmitirem uma mensagem de forma rápida, em poucos versos.
O que se pretende com "meio poema basta" é mostrar que a poesia, mesmo em poucas palavras, pode nos dizer muita coisa e, quando associada a alguma imagem, ganhar uma dimensão ainda maior de efeito reflexivo, o que o poeta Zecalu entende que seja a principal função poética: fazer pensar, refletir de alguma forma.

na parte estrutural do livro, a proposta de "meio poema basta" é conseguir expor os poemas com uma visualização de qualidade, aproveitando-se, de melhor forma, a beleza das imagens e o texto dos poemas. Por isso, o livro terá aproximadamente 50 páginas, com um formato de 25x25cm, capa em papel cartão e o seu conteúdo em impressão de alta qualidade, em papel couche fosco, além de aplicação de efeitos e cores.
José Luiz Guimarães Elpídio, o Zecalu  nasceu em Feira de Santana, Bahia, em 27 de Outubro de 1978, tendo vivido até os 12 anos de idade, em Uauá, Sertão de Canudos, cidade que considera sua terra natal, assim como Feira. Naquela, recebeu de um tio, o apelido Zecalu e teve os primeiros contatos com a poesia e a música, que mais tarde seriam umas das influências em seu trabalho de escrita e composição.

Mudou-se para Feira de Santana, em 1991, onde viveu até 1996. Lá, pelos idos de 1994, lembra de ter escrito o que considera seu primeiro poema, num coletivo a caminho do colégio. Desde então, envolvido em gincanas culturais realizadas nos colégios da cidade e estimulado pelo Professor Marcus Moraes (in memoriam), passou a escrever textos para recitais e enquetes teatrais para apresentações em gincanas escolares. Começou, também, junto com colegas de escola, a compor músicas. 

Em 1997, em virtude da aprovação no curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz, mudou-se para Ilhéus, onde, envolvido com o movimento político estudantil, passou a escrever de forma mais intensa e contínua, músicas e poemas com inclinação para a temática política, com uma carga de protesto e denúncia.
Na UESC, participou do único concurso literário em que se inscreveu até hoje, promovido pelo Diretório Acadêmico de Letras, ficando em segundo lugar com o poema:
no lixo
eu
você
e um controle remoto.
Foi a sua primeira experiência com a linguagem poética intitulada como “poema curto”. A partir de então, foi inclinando-se para este tipo de escrita e associando-a ao jogo de palavras e trocadilhos, num verdadeiro exercício de buscar dizer muita coisa em poucos versos, com um certo ritmo, fazendo dela sua mais característica maneira de escrever, sem, no entanto, deixar de praticar outras formas de poesia, a exemplo daquelas baseadas no gênero da literatura do cordel e dos causos sertanejos.
A Campanha está sendo vinculada em uma plataforma de financiamento coletivo no endereço:
Participe!!!

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Gastos com cartão corporativo em quatro meses superam o 1º semestre


Equipe do presidente Michel Temer já custou R$ 24 milhões de julho e quatro de novembro. De janeiro a junho, gastos foram de R$ 22 mi. Ministério da Transparência divulgou dados uma semana após CBN revelar indisponibilidade.
Os gastos do governo federal com cartão corporativo aumentaram nos últimos quatro meses. Desde que Michel Temer assumiu a Presidência, o poder Executivo gastou mais de R$ 29 milhões com os cartões.
Os valores gastos entre julho e 4 de novembro ultrapassam o total gasto em todo o primeiro semestre de 2016. As despesas nos últimos quatros meses somam mais de R$ 24 milhões, contra R$ 22 milhões nos seis primeiros meses do ano. O Ministério da Transparência só divulgou agora os dados de julho até os primeiros quatro dias de novembro.
A publicação no Portal da Transparência vem uma semana depois de a CBN revelar que as despesas com o cartão corporativo no governo Temer estavam sem atualização desde julho. Os dados já levam em conta os gastos de novembro porque algumas despesas são feitas no mês anterior, mas cobradas no mês seguinte.
Nos primeiros quatro dias de novembro, já foram gastos mais de R$ 3,7 milhões. E mesmo com o discurso de contenção de gastos, o governo continua gerando despesas com o cartão. Em média, são gastos entre R$ 4 mi e R$ 5 mi por mês - o mesmo que foi gasto mensalmente no ano passado.
Para o economista Paulo Brasil, se o governo propõe uma PEC que limita os gastos públicos, também precisa cortar na própria carne. Para mostrar ao país que está preocupado com as contas públicas, ele sugere que o governo zere as despesas com cartão corporativo.
'Quando se faz propostas como essas, de contenção de gastos, é importante que quem propõe faça o dever de casa. Na minha opinião, o ideal é que esse custo seja zerado. Isso mostraria a importância e a seriedade com que o governo está tratando o assunto.'
O órgão do governo federal que mais gastou com os cartões corporativos é a Presidência da República - com R$ 12 milhões, cerca de 40% do total gasto. Em seguida, aparece o Ministério da Justiça - onde as despesas somaram R$ 11 milhões.
A discriminação do que foi adquirido com os valores estão sob sigilo. Desde o início do governo Temer, 48% de todas as despesas com o cartão corporativo não podem ser acessadas porque estão classificadas como sigilosas. Isso sem contar os saques que são feitos sem a publicidade das compras.


Por Gabriela Echenique CBN

Contas da Câmara de Uauá são aprovadas pelo 3º ano consecutivo


As contas da Câmara municipal de vereadores de Uauá, da responsabilidade de Jairo Rocha Costa, relativas ao exercício de 2015, foram aprovadas com ressalvas pelo Tribunal de Contas dos Municípios.
Para o gestor o presidente Jairo Rocha é motivo de orgulho ter as contas aprovadas, “É um dever poder está à frente da Câmara Municipal de Vereadores de Uauá e pelo 3º ano consecutivo ter as contas aprovadas, isso demostra o nosso compromisso com a população Uauaense, prestando conta e mostrando respeito e responsabilidade com o erário público”.

TCM rejeita contas da Prefeitura de Uauá

Em outra sessão do TCM, o tribunal rejeitou as contas do Prefeito Olimpio Cardoso, relativas ao exercício de 2015, em razão da extrapolação do índice para despesa total com pessoal e não apresentação de processos licitatórios no montante de R$1.938.617,67. O relator do parecer, conselheiro Fernando Vita, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor para que seja apurada a suposta prática de ato de improbidade administrativa.

Também foi imputada multa de R$20 mil, por falhas verificadas no relatório técnico, e uma outra no valor de R$36.720,00, equivalente a 30% dos seus subsídios anuais, pela não recondução da despesa total com pessoal ao limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Também foi determinado o ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$2.040,00, com recurso pessoais, referente ao recebimento de subsídio em valor superior ao devido.
A relatoria apurou que, no exercício, o gestor promoveu despesas com pessoal no percentual de 63,49% da receita corrente líquida do município, contrariando o índice máximo de 54% definido na Lei de Responsabilidade Fiscal – o que comprometeu o mérito das contas. Além disso, o relatório técnico registrou sete casos de processos licitatórios não encaminhados para análise do TCM, somando o expressivo montante de R$1.938.617,67, e ainda o não pagamento de multas imputadas ao gestor.
Cabe recurso da decisão.


Redação: Agenda Politica - Fonte: TCM

Faculdade pública não é para o pobre

Agenda Politica - Por:Vitor Lôbo


Ontem logo após o ENEM uma pergunta tomou conta do meu pensamento, a faculdade pública é para os mais vulneráveis? Logo pela manhã abrir um blog de notícia que trazia a seguinte manchete: Policia Federal diz que gabarito do ENEM chegava a custar R$ 180 mil. Quem pagaria R$ 180 mil para entrar em uma faculdade pública e por quê? A nossa política tem um grande paradoxo, os defensores das políticas sociais e dos mais pobres acreditam que as universidades públicas devem ser financiadas integralmente pelo governo. Mas que se beneficia de fato das universidades públicas no Brasil?

O Instituto da universidade pública nos moldes de hoje me faz pensar exatamente dessa forma, universidade pública não é para o pobre, elas tendem a beneficiar os ricos de forma desproporcional, essa investigação da Policia Federal mostra um pouco dos recursos usados para chegar a uma universidade, as classes mais abastadas fazem altos investimentos para que seus filhos estudem em faculdades públicas, com boas escolas particulares, cursos preparatórios e até se utilizar de recursos espúrios como compra de gabaritos e sistema de modernos para burlar os exames nacionais.

Qualquer tentativa de financiamento privado as universidades públicas, através de empresas, cobrança de matricula para os estudantes mais abastados é atribuído a uma privatização da universidade que deve ser pública, gratuita e de qualidade.

Essa realidade da política educacional Brasileira demostra que as cotas e os programas criados não conseguiram mudar essa realidade, a alta concorrência das universidades públicas e a baixa qualidade das escolas públicas brasileiras, contribuem para esse desequilíbrio, os mais pobres não conseguem disputar com os mais ricos, tendo poucas chances de disputar uma vaga em uma universidade financiada pelo governo.

O IBGE demostra essa desigualdade da seguinte forma, a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios, analisando os dados foi observado que a população de classe alta corresponde a 24,8% da população brasileira. Porem nas universidades públicas a classe alta ocupa 45,5% das vagas. Neste cálculo, os mais vulnerais que estão na classe baixa corresponde a 23,1%, e são apenas 8,4% de estudantes universitários. Os dados da pesquisa são de 2013.

Confira o Gráfico:



A melhor saída para a educação no Brasil é mudar o foco do investimento público da educação superior para a educação de base: pré-escolar, primária e secundária. Incentivar a educação pré-escolar, é garantia de melhores índices escolares para as crianças no ensino fundamental e médio. A faculdade pública igualitária é uma utopia, na verdade a faculdade pública fomenta uma sociedade desigual, o governo deveria cobrar de quem pode pagar, como acontece nos Estados Unidos, onde a bolsa recebida é proporcional à renda familiar do aluno. Por isso, no lugar de criar programas que mandem os filhos dos ricos estudar no exterior com o dinheiro de impostos – com o Ciência Sem Fronteiras – o governo federal poderia pagar bolsas de estudo para estudantes pobres estudarem em boas escolas particulares, para que seus direitos de fato sejam garantidos.

Por: Vitor Lôbo






←  Anterior Proxima  → Inicio